quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Prémios (quase certos) aos 'chibos'

O director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, Azevedo Pereira, revelou que "foi equacionado pelo fisco sortear casas e automóveis aos contribuintes que pedem facturas". A medida tinha como objectivo combater a evasão fiscal e a ideia, claro, não é original, mas sim uma cópia de um modelo já usado no Brasil. O fundamento é detectar operadores em situação irregular, facilmente assinalados pelo sistema operativo quando um contribuinte submete facturas no portal da Autoridade Tributária e Aduaneira (http://www.portaldasfinancas.gov.pt/at/).
José António Silva, auto-denominado "verdadeiro português", afirmou ao 'Não foi, mas podia ter sido...' que "desde que soube dos prémios para chibos, comecei a pedir sempre factura na tasca. Afinal, português 'que se pele' não perde um sorteio, seja do que for. Até quando vou comprar uma raspadinha, peço factura. Dou uma moeda ao arrumador lá da rua e peço factura. Vai tudo para o site".
Mas a medida com estes 'prémios' foi apenas 'equacionada' e a alternativa é que acabou por ser adoptada: uma dedução de até 250 euros por família no IRS, no IVA pago em facturas de alojamento, restauração, cabeleireiros e oficinas.
E ficará mais barata esta medida? Azevedo Pereira responde: "sem dúvida. Custará apenas cerca de 80 milhões de euros".
E as casas e automóveis que estavam destinados? "Alguém precisará mais deles do que os chibos".
Mas os chamados chibos não são contribuintes exemplares a quem, se calhar, até foi penhorada uma casa ou um automóvel? "Isso não interessa nada. Vamos ficar-nos apenas pelos 80 milhões de euros em deduções".
E o Estado tem disponível essa quantia? "E acha que algum comum mortal português consegue gastar o suficiente em hotéis, restaurantes, cabeleireiros ou arranjos de carros para receber 250 euros de dedução?"

Fonte:
http://economico.sapo.pt/noticias/fisco-pensou-em-sortear-casas-e-carros-pelos-contribuintes_161577.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário